quarta-feira, 9 de julho de 2008

Fechem a PM e comecem tudo de novo!

Agora o nosso governador (do Rio) anuncia que vai expulsar os PMs que mataram o menino João Roberto da corporação, como diz o G1. Como se eles, individualmente, fossem os grandes culpados e os grandes vilões da polícia. Sinceramente, não sei se eles deveriam ser expulsos. Nas últimas semanas, as notícias de que me recordo são de um policial atirando num moleque de 18 anos na frente de uma boite, uma engenheira de 24 anos desaparecida com suspeita de que tenha sido morta por policiais, um assalto no centro da cidade completamente ignorado por policiais que estavam perto do local, um festival de propinas recebidas por conta de motoristas alcoolizados e com documentos irregulares...

Então não venham me dizer que esses que mataram o menino sejam uns assassinos psicopatas que mancham a imagem da corporação. Supondo que eles tenham mesmo confundido o carro de Alessandra Soares com o dos bandidos, a idéia era então executar eles?! É assim que a polícia tem que agir? Acontece uma briga na frente de uma boite, existe um policial ali fazendo segurança de um garoto filho de juiza, ele saca a arma e dispara contra os brigões?! Essa é a atitude correta de um policial para resolver uma briga? Uma pessoa é assaltada, um policial passa pelo rádio as informações para que se tente pegar o bandido, os que recebem as informações continuam parados jogando conversa fora na cabine de polícia! Pra que polícia meu Deus! As propinas não vou nem comentar.

Acho que o caso é fechar a PM do Rio e começar tudo do zero. Acho não, tenho certeza. Tenho convicção de que grande parte da corporação tem boa índole. Mas só isso não basta, ouvi recentemente que policiais entram para a corporação sem ter dado um tiro sequer no treinamento.

Acho que deveriam ser expulsos, junto com esses PMs, todos os outros (bons e maus), o secretário de segurança e o governador do Estado. Fecha a tampa e começa tudo de novo.

Nenhum comentário: