domingo, 31 de agosto de 2008

Mais um video do último show do Companhia Itinerante

Mais um video do Companhia Itinerante gravado no último show deles (21 de agosto) no Cinemateque. Esse aqui teve a Ludmila como "cameragirl" e é da música "Só tem amor quem tem amor pra dar".

Essa música é uma "parceria forçada" do Caio (vocalista da banda) e de Sá, Rodrix e Guarabira. Originalmente era um jingle de 1972 criado para a campanha de lançamento da Pepsi-Cola no Brasil, pelo menos é o que encontrei aqui no InfanTv. Um belo jingle, é verdade, tá aqui no Mp3Tube pra quem quiser conferir. E uma bela versão da banda.

E aqui em baixo o video do show.

Hoje é dia de Fla x Flu!

Jogão! O primeiro Fla x Flu de verdade no ano (todos os anteriores tiveram muitos reservas em campo). Não vou pro maraca porque o time do Fla ainda não tá merecendo, mas que tenho vontade, isso tenho.

O meu sentimento de torcedor costuma dizer que, geralmente, o time que está em pior fase vence o Fla x Flu, o que seria ruim pra nós, Flamenguistas, que estamos em recuperação, com elenco reforçado e voltando a acreditar, mesmo que remotamente, no título do campeonato. Mas hoje tô achando que vai ser diferente. Acho que a "regra" da importância vai prevalecer sobre a do momento. E o jogo de hoje é muito mais importante pro Flamengo continuar sonhando com o título do que pro Fluminense escapar de um rebaixamento ou conquistar uma vaga na Sulamericana.

Por isso estou confiante. Por isso e porque o Flamengo está com um time muito melhor que o do Flu hoje né...

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Lula e o pré-sal

Eu não acompoanho política suficiente para dizer com certeza, mas acredito que nunca antes na história desse país (ou talvez até do mundo) presenciamos um momento de maior especulação financeira capitaneado pelo presidente da república como acontece agora com essa história de pré-sal.

Divulga-se notícias antes de suas comprovações pelos departamentos técnicos da Petrobras. Anunciam as novas descobertas como sendo a solução para a miséria e até para a educação do Brasil. Dizem que o Brasil vai ser um dos maiores exportadores de petróleo do mundo. Tudo isso inflando as ações da empresa.

Agora vem pra mídia dizer que pode criar uma nova estatal do petróleo porque não quer concentrar muito poder nas mãos de uma empresa com ações na bolsa (e elas começam a despencar na Bovespa). Que esse modelo é usado em outros países (citam a Noruega) e bla, bla, bla...

Quem pode fazer uma avaliação nas negociações das ações da Petrobras na bolsa? Acho que vale um pesquisa, nem que seja para concluir que o Lula e seus parceiros, são apenas uns falastrões inconseqüentes (ainda com trema!)...

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Companhia Itinerante com baixista novo

Quinta passada (dia 21 de agosto) a banda Companhia Itinerante, do Rio de Janeiro, recém contratada do selo Som Livre Apresenta, apresentou seu novo baixista, André Vaccaro. O baixista original da banda, o Chico, é um crânio sinistro e vai fazer doutorado em alguma coisa muito difícil de entender relacionado com economia na Inglaterra. Provavelmente vai ficar rico antes dos seus ex-companheiros de banda.

O show foi no Cinemateque, em Botafogo, onde eu já toquei com o Dinamáquina e minha namorada teve o celular roubado de cima da mesa onde estava sentada. Portanto, cuidado quando forem pra lá!

Como o assunto não é esse, vamos falar do show. Teve bom ritmo, o vocalista Caio está cada vez mais à vontade no palco e, realmente, o novo baixista é muito parecido com o Chico. Os mais desatentos nem vão perceber que mudou... O repertório que está um pouco curto e eles repetiram duas músicas no bis. Acontece com bandas com integrantes novos (o baterista e o guitarrista solo também são recém incorporados). Agora Caio, o compositor da banda, é o único componente da formação original (tá, ainda tem o David, mas atualmente na maior parte das vezes ele é apenas uma pilha de caixas de papelão no palco).

Bom, os caras são bons, criativos, muito melhores do que a maioria das coisas que se ouve por aí. Vale a pena conferir. Aqui podem ver um videozinho do show que eu gravei com minha câmera fotográfica.

domingo, 24 de agosto de 2008

Balanço olímpico

Os jogos olímpicos acabaram. O Brasil ficou com 3 ouros, 4 pratas e 8 bronzes. Tivemos algumas decepções como o futebol masculino, o Diego Hipólito e toda a Ginástica, o Jadel Gregório, o Judô e talvez até o Vôlei de praia, que quem esperávamos mais medalhas e mais ouros. Mas também tivemos boas surpresas, como o César Cielo, o Taekwondo e a Maurren Maggi, por exemplo. Então não dá pra falar que fomos abaixo das espectativas.

Até porque, no total, tivemos 15 medalhas (veja os resultados completos aqui no site do Globo Esporte, recorde de medalhas, junto com a Olimpíada de Atlanta em 1996, mais do que Sydney e Atenas. Esse infográfico aqui no Ney York Times mostra a quantidade de medalhas de todos os países em todas as olimpíadas de maneira muito legal e visual. Dá pra ver como mantivemos o nível desde 1996. Pela primeira vez ficamos na frente de Cuba, por exemplo.

Agora, podemos fazer alguns comentários pontuais sobre os resultados.

Futebol msculino: não se importa e não se prepara para vencer a competição. Fica com o bronze porque tem atletas muito melhores que outros países que também não se importam muito em ganhar a medalha de ouro. Acho que pra fazer assim é melhor nem ir.

Futebol feminino: as atletas e os treinadores são heróis! O Brasil nem campeonato nacional tem, um ou outro torneio de várzea por aí. Chegar onde a gente chega é quase que um milagre. Mas mesmo assim, poderíamos ter tido mais ousadia na final, tentando atacar mais as americanas e se preocupar menos com a defesa.

Vôlei: é o esporte mais organizado e mais vitorioso do Brasil. O ouro feminino veio com muita autoridade e apagou a fama de amarelonas das mulheres. Aliás, em geral, fica a impressão de que os brasileiros tem medo de vencer, em todos os esportes, não só aqui. Na praia tivemos problemas pontuais mal solucionados como a contusão da Juliana. Por isso não tivemos chances de ouro ali. O vôlei masculino perdeu porque o Bernardinho é cabeça dura e quis levar um time com um levantador 10 vezes pior do que o Ricardinho. Se o Ricardinho estivesse ali a história seria outra. E a atitude do Giba de sair rápidinho da quadra sem falar com ninguém, pra mim, tem a ver com isso.

Basquete: lamentável. É o contrário do vôlei. Não dá nem gosto de ver.

Natação e atletismo: todos os que ganham medalhas aqui são heróis, fenômenos que se fossem americanos ou chineses poderíam ser como o Michael Phelps. Não tem estrutura nenhuma, não tem campeonatos de alto nível no Brasil para se desenvolver e precisam ir treinar fora do país para alcançar os principais atletas do mundo. Esses dois esportes, pra mim, também tem o problema grave do doping. Fico com a desconfiança de que todos ali se bombam mesmo, senão nunca ganharíam uma medalha.

Hipismo: lamentável, caiu muito e ainda teve dois cavalos eliminados por doping. Um esporte que involuiu bem, me parece.

Judô: chegou à Pequim com uma espectativa muito maior do que as reais possibilidades de vitórias. Acho que não foi mal não, teve até uma medalha feminina inédita...

Ginástica: faltou preparo psicológico, o pessoal chora muito, parece o Botafogo! Acho que tinha espectativa excessiva aqui também.

Em uma análise um pouco mais geral podemos dizer que as mulheres esculacharam os homens dessa vez. Foram seis das 15 medalhas, o que proporcionalmente deve ser um resultado muito melhor. Eu acho, não fiz essa estatística. Em geral achei que faltou um preparo psicológico melhor para os atletas. Parece que os caras travam na hora de vencer, vêem que tem chance e aí se desesperam.

Politicamente acho que a gente (enquanto povo) rasga dinheiro no esporte. O país investe muito mal uma montanha de dinheiro que deveria dar resultados muito melhores. Os dirigentes e até alguns atletas (como os de futebol) vêem o dinheiro como um fim e não como um meio de obtêr melhor qualidade de vida. Acho que essa mentalidade faz com que se gaste mal e se conquiste menos vitórias.

Mais politicamente ainda, os jogos olímpicos são um símbolo de união dos povos, de boa convivência, de liberdade. China não tem nada a ver com isso. Acho que a grana pela grana foi o determinante para se realizar a competição lá e que os ideais do Barão de Cobertin foram jogados no ralo.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Flamengo ensaia voltar aos eixos

Parece que o Flamengo começou a ensaiar uma volta por cima no campeonato. Depois de umas sete rodadas sem vencer, agora podemos dizer que estamos a três sem perder, com duas vitórias em casa (Atlético-PR e Grêmio) e um empate fora (Santos). Sete pontos de nove disputados no returno. Mas pra voltar a pensar em título tem que fazer campanha como a do Botafogo nas últimas rodadas (acho que são cinco vitórias seguidas!).

O melhor de tudo foi que o time entrou melhor nesse último jogo, contra o líder do campeonato, se movimentando mais, tentando mais jogadas, chegando mais à linha de fundo (tanto na esquerda como na direita)... Pelo menos no primeiro tempo, que eu vi, foi assim. Gostei do Kleberson, do Maxi e do Marcelinho Paraíba. Com eles se mexendo bem, até Íbson e Leo Moura, que vinham mal, subiram de produção.

Parece que o preparo físico que deixou a desejar, mas agora temos, novamente, jogadores no banco para usar no segundo tempo. Podemos entrar com Obina no ataque e mais pra frente as novas contratações. Temos Toró, Cristian e Jônatas na cabeça de área, que podem entrar tranqüilamente no lugar de Jaílton e Aírton. E teremos o tal Sabonete, quer dizer Framboeza, ops! Sambueza, que daqui a pouco poderá jogar também.

Se tivermos uma seqüência de vitórias, poderemos voltar a sonhar com o título. Mas vamos primeiro sonhar com essa seqüência de vitórias, rezar pra São Judas Tadeu nos ajudar, essas coisas...

Os gols do jogo podem ser vistos aqui no Youtube, em edição do André do blog Sobre Flamengo

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Glauco Vidaloka no BBB9 - Eu acredito!

É galera, agora a parada é a seguinte: esse blog virou área de divulgação da campanha para colocar o Glauco no BBB9! Tem o link pro perfil dele no site 8p. Entra lá e marca tudo de positivo pra ele... hehehe

E não deixe de ver esse vídeo aqui, sensacional!

domingo, 10 de agosto de 2008

Mais uma da série neve - Telluride, CO, EUA

Essa fotinho aí é de uma das primeiras descidas de snowboard depois que eu passei a conseguir ficar em pé por mais de 30 segundos... hehehehe

É a estação de esqui de Telluride, no Colorado, Estados Unidos. Lá sim era frio de verdade, chegava a -20 graus celsius de noite. Valle Nevado vai ser mais tranqüilo nesse aspecto com certeza.

Pena que não achei nenhum videozinho com meu desepenho nos EUA. Isso foi na temporada 2004-2005 na estação. Não sei exatamente quando, mas acho que em janeiro de 2005.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Quatro cabeças de área e nenhuma marcação

Completaram hoje sete rodadas sem vitórias. Mais uma derrota e menos uma posição na tabela. Mais um jogo com quatro cabeças de área no meio de campo e com cada vez menos poder de marcação. O time do Flamengo comete o erro grave de esperar o adversário chegar muito próximo da área para começar a tentar roubar a bola.

Quem vê futebol, pelo menos os gols da rodada, percebe que grande parte dos gols começam em roubadas de bola na intermediária de ataque ou na linha do meio de campo. Enquanto o Flamengo fez isso em um breve momento do segundo tempo, conseguiu o pênalti e alguns outros lances de perigo. Depois do gol parece que cansou e voltou a mesmice de esperar o Goiás na linha da grande área.

Enquanto a postura for essa a gente vai seguir perdendo ou empatando jogos.

Agora, problemas à parte, tem uma urucubaca sinistra nesse time do Fla! Hoje saíram mais dois contundidos!!! Será possível?!?!?!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Depois da bomba as pixações...

É, parece que tem torcedor do Flamengo que faz questão de dar razão aos torcedores adversários que chamam os flamenguistas de bandidos. A série de vandalismos e crimes cometidos por torcedores continua. Primeiro foi a bomba e agora as pixações contra o Obina e o "Cleber" Leite.

Depois reclamam que o jogador quer sair, que ninguém aceita jogar aqui, que os dirigentes não conseguem contratar ninguém... Bando de ignorantes, esses criminosos estão tendo os resultados que merecem...

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Valle Nevado, lá vou eu!

Agora tá confirmado! Dia 9 de setembro estarei chegando em Valle Nevado para minha terceira aventura na neve. Essa paixão começou no final de 2004 quando fui apresentado a ela em Telluride no Colorado (EUA) onde comecei a andar de snowboard. Ano passado estive em Bariloche, na Argentina, no Cerro Catedral, onde "saquei" essa foto aqui de baixo.


A agora o videozinho tentando um satinho... Bela descida, péssima aterrissagem... :P



Espero melhor desempenho esse ano!

domingo, 3 de agosto de 2008

Crise no Fla: quatro cabeças de área dá azar

A cada jogo que passa sem vitórias (esse já é o sexto) vejo torcedores, blogueiros e comentaristas criticando individualmente os jogadores do Flamengo. Já foi o Souza, já foi o Obina, o Íbson, o Cristian... Agora a bola da vez é o Leo Moura. Foi vaiado no segundo tempo pelos torcedores na arquibancada e criticado no Orkut e no Flamengo Net.

Pois eu acho que não adianta ficar criticando as atuações individuais de cada jogador para justificar as derrotas. Deficiências técnicas à parte, o que falta ao Flamengo é treinamento e qualidade ofensiva no meio de campo. O problema é mais de escalação e treinamento mesmo. Desde a saída de Renato Augusto e Marcinho que o Flamengo joga sem nenhum meia ofensivo no meio. Desde o jogo contra o Coritiba que jogamos com quatro cabeças de área e nenhum armador no meio. Está comprovado que entrar com quatro cabeças de área dá azar (como poderia dizer o nosso "místico" Kléber Leite).

Reparem nas escalações. A única exceção foi o jogo contra a Portuguesa em que o Caio resolveu improvisar o Tardelli no meio. Continuamos sem meia ofensivo, mas com apenas três cabeças de área. Hoje, contra o Cruzeiro, improvisou um meia no ataque, o fisicamente despreparado Erik Flores. Veja as escalações do Fla nesses últimos seis jogos:

Coritiba 1 x 0 Flamengo
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim (Dininho) e Juan; Jaílton, Cristian, Jônatas e Íbson; Diego Tardelli (Obina) e Souza (Maxi)

Flamengo 0 x 1 Vitoria
Bruno; Leonardo Moura, Fabio Luciano, Dininho e Egídio; Jailton, Cristian (Erick Flores), Jônatas (Obina) e Íbson; Diego Tardelli e Souza (Éder)

Portuguesa 2 x 2 Flamengo
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Íbson e Diego Tardelli; Éder (Maxi) e Souza (Obina)

Flamengo 0 x 0 Botafogo
Diego, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelin e Juan; Jaílton, Cristian, Jônatas (Kléberson) e Íbson; Maxi (Éder) e Obina (Paulo Sérgio)

Palmeiras 1 x 0 Flamengo
Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronalgo Angelim (Dininho) e Juan; Jaílton, Toró (Airton), Cristian e Íbson; Diego Tardelli e Obina (Maxi)

Flamengo 1 x 2 Cruzeiro
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Thiago Sales e Juan; Jaílton, Cristian, Íbson, Toró (Jônatas) e Erik Flores (Diego Tardelli); Obina (Vandinho)

Reparem como o técnico já tentou todas as alternativas possíveis e imagináveis de ataque e continua insistindo nos quatro cabeças de área. Será que o problema está mesmo no ataque? Parece meio óbvio que não né...