Na edição de hoje do Globo uma matéria de página inteira mostra os resultados da mais recente pesquisa sobre as torcidas do Rio de Janeiro, realizada pelo Ibope por encomenda da agência Binder. Bom, o básico, explícito na matéria, fala em 58% dos cariocas (do Grande Rio) que torcem por algum time, são flamenguistas contra 17% de vascaínos, 13% de tricolores e 12% de botafoguenses. Pra ver essas coisas, podem acessar o link para a matéria do
Globo online.
Fala também da distribuição de torcedores de cada time nas classes sociais (DE, C2, C1, AB). Mostrando que a torcida do Flu é a mais elitizada, com 46% de torcedores na classe AB. Aí, como sempre, os adversários vão falar que os "framenguistas" são todos favelados e que a torcida do "Framengo" não tem poder aquisitivo como a do Fluminense ou a do Vasco (que tem 36% de seus torcedores na AB) ou a do Botafogo (32% na AB).
Pois bem, a torcida do Flamengo tem 27% na AB, 28% na C1, 25 na C2 e 20% na DE. Com regras de três simples cheguei nos dados que todos já sabem, a torcida do Fla é a maior em todas as classes sociais. Na classe DE é gigantescamente maior (63%). E na classe AB, também é estupidamente maior, com 49,55% desses torcedores. Ou seja, praticamente metade dos cariocas mais bacanas que torcem para futebol são Flamenguistas.
Ou seja, é festa na favela e festa na cobertura da Vieira Souto!
Saudações Rubro-Negras!